quarta-feira, 25 de junho de 2008

Caminhada de S.João - Porto

Noite de S. João e, como não poderia deixar de ser, fui fazer a minha obrigatória caminhada por ruas e vielas da Cidade do Porto.
Acompanhados pelo cheiro das sardinhas, manjericos e alhos porros, ao som das marteladas e iluminados pelos balões de S. João, iniciamos o percurso no Fluvial. Seguimos em direcção à Ribeira, onde nos esperava o mágico fogo de S. João, que é lançado ao longo do rio, onde se concentra uma enorme massa de gente à espera da meia noite para ver o céu brilhar, como se de estrelas cadentes se tratasse. As bocas abertas, os Ohs e Ahs, as marteladas e animação eram muitas.
Após o fogo, seguimos em direcção às escadas dos Guindais, que subimos até ao primeiro baile, o dos Guindais. Ali dançámos e rimos um pouco, contagiados pela animação das gentes. Seguimos, depois, rumo ao baile de Duque de Loulé. Fontainhas foi o destino seguinte, onde houve tempo para matrecos e farturas e, quando reposta já, alguma energia, seguimos em direcção ao baile da Praça da Alegria, onde demos mais uns passos de dança para abrilhantar a noite. Com a Batalha já vazia de gente, seguimos em direcção à Praça do Infante e corremos até ao baile de Miragaia, cheio, cheinho de gente e animação, mas muito apertado para dançar. Seguimos então até Massarelos, onde, ai sim, demos mais uns passos de dança até o baile terminar. 6h da manhã, regressámos então ao ponto de partida sentindo no corpo o adiantado da hora e nos pés a dor própria de uma noite de passos largos e saltos de folia. Mas valeu a pena todo o percurso e a noitada que no final terminou com cerca de 12 Km.










2 comentários:

Anónimo disse...

Bébe água...

Abraço.

Anónimo disse...

Olá Domingos.
Somos a TURMA LUSA DE LISBOA, uma equipa organizada que mantém a tradição e a arte de construir e lançar balões de S. João. Ao constatarmos que foi publicada uma foto de balão no seu site, gostaríamos de saber se o amigo possui mais fotos de balões lançados aí no Porto, mesmo que sejam de outros anos. O motivo de tal interesse é que estamos em vias de lançar um site dedicado exclusivamente ao "balão de S. João" e estamos fazendo um apelo a todos os praticantes desta arte, para que nos enviem fotografias, afim de poder enriquecer o mesmo site. A idéia é poder dar mais vida a esta tradição de vários séculos.
Ficamos a aguardar a V/ resposta e desde já agradecemos toda a colaboração em favor da arte baloeira.
Atenciosamente.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"

N/ e-mail: turma.lusa@hotmail.com