segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Serra da Sanabria

Sábado, 8h30 da manhã, começou mais uma caminhada na companhia do UPB pela Serra da Sanabria. Desta vez com intenção de alcançar, não só o cume do Peña Trevinca a 2127 mt, mas também, o cume do Peña Negra a 2124 mt.
Saímos da Laguna dos Peces em direcção ao vale do Tera, descemos até ao Tera por onde seguimos ao longo rio, aonde parámos uns instantes para comer alguma coisa, mas rapidamente metemos os pés ao caminho, pois ainda tínhamos muito para andar. Chegados à base do Trevinca, alguns dos caminheiros optaram por subir pelo lado que os levaria directamente ao cume do Trevinca e os restantes optaram por subir a encosta que ia dar ao cume do Peña Negra, onde depois seguiríamos em direcção ao Trevinca.
Com algum esforço acabámos por alcançar o cume do Peña Negra, onde o vento soprava com rajadas na média dos 78km hora e o frio também se fazia sentir. Rapidamente tiramos umas fotos, que é da praxe, desfrutando da magnifica vista e seguimos em direcção ao Peña Trevinca onde tirámos mais umas fotos para registar o momento, seguindo rumo ao almoço a caminho de Moncalvo.
Já no regresso ainda treinámos uma técnica de paragem na neve que serve para quando estamos em deslizamento saber como travar em segurança. Momento esse que foi bastante hilariante. Ainda passámos pelo abrigo do pastor aonde houve quem bebesse café de casca de Laranja. Seguimos então para a parte final do percurso, já com a noite a cair. Acabámos por chegar aos carros já de noite. A caminhada teve aproximadamente 28Km.
Deixo aqui algumas fotos a retratar um pouco do que foi este Trekking fantástico.
Mapas elaborados por Sherpa
















3 comentários:

MEDRONHO disse...

87km/h foi o que registei da intensidade do VENTO.

Pronto para mais uma "aventura"... à UPB!?!?

p.s.: prepara-te para os PICOS da EUROPA. Divinal!
A não perder!

Pedrada disse...

Bom dia,

87 km/h foi a rajada mais forte registada, certo?
Quanto aos Picos da Europa, é certo que me vou preparar o melhor possivel sim.

Anónimo disse...

Que caminhada fantástica, apesar de difícil!!
Valeu a pena! As fotos são uma pequenina amostra do que se passou neste dia.
Eu estou ansiosa por mais :D
Ahh! E ontem aprendi uma coisa, o vento mede-se com um anemómetro!
Sempre a aprendeeeeer!!